5 curiosidades sobre queijos da Europa que você não sabia

  1. A origem do queijo pode ter sido na Bulgária, e por acidente! Uma das teorias do surgimento do queijo e a de que, há muito tempo atras, na região da Bulgária, o leite, que era transportado dentro do estomago do carneiro, coagulou, se transformando em queijo. O calor, juntamente com as substancias encontradas no estomago do bicho formaram o ambiente ideal para que o queijo fosse criado acidentalmente. O processo de fabricação do queijo segue o mesmo princípio até hoje!
  2. O queijo cheddar do McDonalds esta longe de ser o verdadeiro cheddar inglês. Eu sei que essa informação pode te decepcionar, mas a verdade verdadeira é que o cheddar inglês é produzido na Inglaterra e é muito mais saboroso e saudável do que aquela melequinha amarela no meio dos lanches do M amarelinho. O cheddar é o queijo mais consumido do Reino Unido e tenho certeza que você vai se apaixonar quando experimentar.
  3. A cidade de Camembert, na Franca é uma mini vila, sem placa na porta e sem museu do Camembert fica no Norte da Franca, na região da Normandia, e como o nome já entrega, foi lá que surgiu o maravilhoso, o cremoso, o mais que perfeito: queijo Camembert. Acontece, que não há absolutamente nada que te faça lembrar que essa iguaria nasceu ali. A minha expectativa era que a cidade teria uma fonte de camembert bem na frente da igreja matriz, mas nem a placa da cidade eu encontrei para registrar uma foto. Acho que essa foi uma das maiores decepções que eu tive nas minhas viagens pela Europa.
  4. O controverso Cazu Marzu, o queijo com bichinhos vivos da Sardenha. Não só de praias paradisíacas vive a Sardenha! Um gosto a ser cultivado, esse queijo é uma derivação do Pecorino Sardo, mas que em determinado momento do processo sofre uma adição de verminhos ao queijo, isso tudo em busca de um elevado índice de fermentação (ou decomposição). Esse queijo foi banido pelo seu pais de origem mas ate hoje é vendido clandestinamente pela Sardenha. Você provaria
  5. E esse queijo norueguês, é queijo ou doce de leite? Parece doce de leite, tem cheiro de doce de leite, mas sabor e nome de queijo. O Brunost, ou queijo castanho, é uma mistura de leite de vaca ou ovelha, nata e soro, fervido por diversas horas, até que o açúcar do leite se caramelize, dando cor e leve sabor de caramelo a esse queijo. Ele é normalmente quadrado e um dos poucos queijos europeus em que se recomenda que seja cortado com o famoso cortador de fatias que tanto usamos no Brasil. A experiencia entre visão, olfato e paladar é inesquecível.