O Pantanal é riquíssimo em fauna, flora locais e é dona de um bioma que é considerado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e, ao mesmo tempo, uma das maiores planícies alagadas do planeta. Portanto, pode ser uma viagem nota mil para quem procura por ecoturismo. A região, dividida em dois estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para quem gosta de pesca, danças típicas, manifestações culturais e contato de sobra com animais o Pantanal Norte, localizado no Mato Grosso, é a escolha certa para a sua aventura. Por outro lado, o Pantanal Sul é mais do que perfeito para a prática de canoagem e a pescaria de piranhas.
De maio a setembro o período é de seca. A paisagem, então, ganha um tom mais árido e a época é ótima para pescar e para embarcar em safáris a fim de ver de pertinho mamíferos como a onça-pintada. No entanto, este também é o período de alta temporada.
Por outro lado, de outubro em diante costuma chover bastante. Apesar de isso adicionar doses extras de aventura à viagem, já que a chuva pode significar conseguir chegar ao hotel somente de barco ou avião monomotor, prepare-se para explorar o Pantanal em todo o seu esplendor: os jacarés são mais facilmente avistados e o verde toma conta de todo o cenário.
Para aqueles que desejam conhecer o destino via Mato Grosso, basta desembarcar em Cuiabá e seguir de carro até Poconé. Agora, caso queira chegar à região pelo Mato Grosso do Sul, é necessário ir até Campo Grande e de lá seguir rumo à cidade de Corumbá.