O que fazer em Pomerode (SC), a cidade mais alemã do Brasil

Localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Pomerode está na região turística conhecida como Vale Europeu, considerada a cidade mais alemã do Brasil. As ruas de Pomerode têm construções bem similares às da Alemanha.

Fábrica de Chocolate Nugali

Já imaginou reviver uma das cenas do tradicional filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”? Em Pomerode isso possível, já que a região abriga a Nugali Chocolates, cujo chocolate já foi premiado como um dos melhores do mundo. Você poderá ver de perto a torra do cacau, o refino do chocolate, a moldagem e a embalagem do produto.

Portal Turístico Sul

Assim como muitas outras construções da cidade o charmoso estilo enxaimel é a porta de entrada para a região. No entanto, mais do que super bonito, funciona atualmente como centro turístico. Também dá para comprar artesanato local e até mesmo alugar uma bicicleta para passear pelos arredores. E pertinho do portal, há outra parada obrigatória, o letreiro de Pomerode.

Festa Pomerana

A Festa Pomerana é conhecida como uma Oktoberfest do verão, uma vez que é realizada sempre na segunda quinzena de janeiro. Trajes e pratos típicos, desfile de alegorias, apresentação de grupos folclóricos, venda de artesanato e mais, esta celebração é perfeita para quem está a fim de conhecer mais sobre a cultura alemã.

Praça Torgelow e Teatro Municipal

Ao visitá-la, você vai se deparar com uma série de esculturas de bronze em tamanho real. Elas retratam os personagens e os objetos utilizados durante a colonização do país pelos alemães. A praça fica em frente ao Teatro Municipal, construído em 2009 e com capacidade para acomodar 498 pessoas. O lugar é lindo e merece sua visita.

Cervejaria Schornstein

Visite a Cervejaria Schornstein e faça um tour pela fábrica com um guia. Isso vai te permitir acompanhar todo o processo de produção da cerveja, desde a escolha dos ingredientes até o seu armazenamento. Ao final, você ainda participa de uma degustação de dois a três tipos de cerveja.
Se você não for especialista no assunto, não se preocupe! A visita é acessível para todos e você vai curtir o passeio mesmo assim.